Ame seus inimigos
Apesar de você possivelmente não gostar da palavra, ou da possibilidade de ter inimigos saiba que a ausência dessa figura pode te deixar na mediocridade (qualidade, estado ou condição do que é medíocre; mediocrismo).
Nós seres humanos chegamos até aqui por ter uma capacidade ímpar de superar os desafios, sendo assim ter inimigos, ou pessoas que lhe provoque de carta forma invoca esse potencial humano de superação, de grandeza, potencial de ser melhor e provar aos outros que pode.
Uma certa vez ao apresentar uma proposta de Curso para um antigo professor eu fui desafiado, provocado e até humilhado pelo mesmo. Que me disse “um curso de 20 horas, você tem competência para ministrar isso?”
Naquele momento me enchi de raiva, que se misturou com a minha insegurança, mesmo porque eu estava iniciando com a minha empresa e o que mais surgia na minha cabeça eram os medos e as inseguranças.
Pois todos nós ao começarmos algo, ou ao fazer uma transição de carreira apresentamos esses sentimentos em larga escala (medo e insegurança).
Mesmo assim, ao retornar para casa e compartilhar o acontecido com um amigo a coragem brotou em mim, nascendo com uma árvore nasce no meio do lixão, meio que sem explicação ou lógica. Em um sobro de raiva, tudo que era medo e insegurança se tornou coragem, e o primeiro pensamento que veio a minha cabeça após ser humilhado foi – “Eu vou provar para ele que eu posso!” – lógico que esse pensamento veio recheado de palavrões.
Não foi do dia para noite, não aconteceu apenas porque eu tive esse pensamento, ou mesmo porque eu tinha “criado” um inimigo. Tudo aconteceu com muito estudo, trabalho e dedicação, mas hoje como você pode perceber e me acompanhar tenho a minha empresa de Palestras, Cursos e Coaching.
Essa parte da minha história cabe nesse texto pois a intenção é te mostrar que muitas vezes um “inimigo” vai te fazer bem. Ele ou ela, podem ser a provocação que você precisa para superar as adversidades atuais.
Se por acaso você não tem um “inimigo”, trate de criar um, isso não significa que você deve provar uma outra pessoa diretamente, mas você pode com certeza eleger um cenário, uma característica própria ou até mesmo um hábito para que isso lhe estimule a avançar, e chegar mais longe.
Note que todos os grandes “heróis” tem um inimigo que o provoca, que o faz ser melhor, que o faz encarar o que há de pior nele mesmo, e esse processo dá tempero a jornada vitoriosa desses “heróis”.
E aí? Qual é o seu maio “inimigo”?
Eu tenho um inimigo semanal, chamado Juan (ele na verdade é um amigo), ele é responsável pelo meu site, artes de marketing e etc. Todas as segundas-feiras ele me manda uma mensagem – “Betelli, lembre-se de me enviar o texto da semana” – nesse momento fico P#T0, pois a minha agenda já está cheia e eu gostaria de aproveitar o “tempo que me sobra” para assistir uma série, ou olhar o meu Instagram sossegado, mas o meu “inimigo” me provoca a levantar, invocar o “herói” que há em mim e escrever um artigo, transmitindo o que estudei.
E aí? Eu sei que há um “herói” dentro de você também, que precisa de adversidade para aflorar. Sendo assim ame os seus “inimigos” e evoque o seu potencial.
Comments