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Os 3 tipos de feedback de um Líder Coach


Você já deve ter ouvido falar de vários tipos de feedback, correto?


Nesse artigo eu vou compartilhar com você as melhores práticas e como fornecer um feedback de alta qualidade em menos de 1 minuto. Isso mesmo, menos de um minuto, assim um líder nunca mais poderá dizer que não fornece feedback aos seus liderados por falta de tempo.


Quando falamos em feedback de um líder Coach (profissional que exerce uma função de liderança e detém e utiliza os conhecimentos da metodologia coaching) podemos falar que o feedback deve ser fornecido de 3 formas: feedback de desenvolvimento, feedback de correção e feedback de reconhecimento.


O primeiro deles é o que deve prevalecer em uma rotina de acompanhamento e desenvolvimento de liderados, o feedback de desenvolvimento é focado no liderado, tem como objetivo “educar”, fazer o liderado “pensar”, assim preparando-o para executar os comportamentos adequados dentro do que é esperado dele. O efeito desse tipo de feedback é gerar “consciência” no (s) liderado (s), para que haja de forma eficiente, otimizando a performance dele e do grupo.


Agora vamos ao feedback de correção, esse tipo por sua vez deve ser fornecido quando algo não aconteceu da forma que deveria ter acontecido. Esse feedback é focado na demanda do gestor/líder, pois ele que apontará o erro em primeira estância, e na sequência indicará a direção mais adequada segundo o próprio gestor/líder, nesse modelo o objetivo é a correção imediata para otimizar o desempenho e atingir as metas e os resultados. Nessa abordagem o líder utiliza: “o que tem que ser feito” e o “por que tem que ser feito”. O feedback de correção é muito pouco utilizado quando o de desenvolvimento é bem feito.


E para finalizar, é hora do feedback de reconhecimento, esse tipo de feedback é focado no comportamento adequado do liderado, tem como objetivo reforçar as atitudes e comportamentos executados dentro do esperado, ou quando o liderado supera as expectativas, assim gerando um reconhecimento positivos das suas ações. Nessa abordagem o gestor/líder deve mostrar para o liderado que ele está de olho em tudo, observando também quando o liderado é assertivo, faz o que precisa ser feito, ou supera as expectativas. Um dos grandes erros que um líder pode cometer é não reconhecer os assertos e pontos fortes dos liderados. Quando não se reconhece o bom desempenho de um liderado o mesmo pode cair em uma desmotivação.


O liderado pode pensar sobre o líder – “ele (a) só me chama quando é para puxar a minha orelha, eu faço 99% das tarefas de forma excepcional, e não recebo nenhum reconhecimento por isso”.


Vamos aos exemplos?


Vamos pegar uma situação específica e na sequência exemplificar como ficaria os 3 tipos de feedback. A situação é: “o (a) liderado (a) não utiliza ou retira o equipamento de higiene (a toca higiênica descartável) obrigatório durante a sua função”.


Feedback de desenvolvimento:


- João, estou te chamando para falar sobre higiene. Espero que você utilize a toca higiênica durante toda a sua jornada de trabalho, para que a sua qualidade na operação seja mantida com alto nível de desempenho.


Feedback de correção:


-João, estou te chamando para falar sobre higiene. Notei que você tem retirado a toca higiênica durante a sua jornada de trabalho, esse comportamento pode contaminar os materiais causando a perda do lote e prejuízo para a empresa. Por isso quero que isso não se repita.


Feedback de reconhecimento:


- João, estou te chamando para falar sobre higiene. Notei que após a nossa conversa você está utilizando o item de higiene adequadamente, parabéns pela atitude e continue assim.


Essa foi uma pequena demonstração do que há de mais inovador em liderança, me acompanhe por aqui que logo volto com mais um artigo cheio de conhecimento e estratégias para você obter melhores resultados.


Se quiser saber mais sobre mim acesse o meu site: www.betellicoach.com.br ou me siga nas redes sociais – Betelli Coach.


Veja também a próxima data para o curso LEADERSHIP COACHING ACADEMY

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