Negócio fechado!
Qual foi a última vez que você precisou utilizar a sua competência de negociação?
Quais foram os resultados?
Hoje vivemos na era do “ganha, ganha, ganha”, onde precisamos atender as nossas necessidades, a do outro e a do planeta, gerando assim uma satisfação mutua. Muitos mitos foram criados ao redor das negociações, pois em algum momento eu e você já fomos passados para trás durante uma venda ou negociação, e geralmente após esse evento ficamos perturbados internamente.
Logicamente que esses momentos serviram de aprendizado e com isso algumas pessoas desenvolveram a competências de negociação e outras se fecharam para essa competência que é essencial nos dias atual. A crise econômica ao se instalar em nosso Pais sem data para check out, fez com que todos utilizassem essa competência em atividade.
Empresa, colaboradores, profissionais liberais, prestadores de serviços e etc., tiveram que apoiar-se uns aos outros, fortalecendo assim seus negócios e protegendo os interesses gerais, ao se apoiarem tiveram que atender as necessidades dos outros, reduzindo os custos, reduzindo a jornada de trabalho e mudando as políticas de remuneração. E para que essas mudanças não sejam unilaterais é necessário negociar, desenvolvendo uma comunicação interpessoal de mão dupla na tentativa de chegar a um acordo bom para todas as partes.
Nesse momento vale a pena pensar de forma ecológica e a longo prazo, pois como em todo processo de negociação as partes pensam primeiramente em si, mas em momentos de recessão econômica as partes têm que quebrar esse paradigma de ganhar a quaisquer custos.
Para não ter prejuízo em uma negociação é necessário estipular os limites mínimos para que o negócio seja fechado, dessa forma você não corre o risco de ser surpreendido com um mal acordo.
Com os limites definidos você agora tem poder de manobra, minimizando os riscos e mostrando profissionalismo, além de evitar fazer contas durante a negociação, assim você pode ficar focado no relacionamento interpessoal, podendo dar a atenção necessária ao seu interlocutor identificando quais são os obstáculos que ele tem e como seu produto ou serviço podem ajuda-lo, dessa maneira você terá mais chances te fazer um ótimo negócio.
Você sabe negociar? Já explorou todos os campos de uma negociação com maestria?
O Coaching vem apoiando lideres a serem melhores negociadores obtendo excelentes resultados, tento em negociações internas quanto externas. Através de uma metodologia logica, segura e sustentável você conseguira explorar todas as suas potencialidades profissionais.